COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E SISTEMAS DE PRIMEIRA LINHA, ESTRUTURA DO FUTURO CAMPUS DO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA ALBERT EINSTEIN ESPELHA QUALIDADE DO ENSINO
Reconhecido internacionalmente por sua excelência em serviços e tecnologia, o Hospital Israelita Albert Einstein aposta, já em algum tempo, em levar sua qualidade para um campo tão importante quanto o cuidado ao paciente: a educação daqueles que fizeram da Saúde suas carreiras.
Apoiadora ativa dos mais diversos campos de pesquisa, a Sociedade Israelita Albert Einstein tem se dedicado nos últimos anos a exercer também a posição de instituição educadora para os mais diversos campos da Saúde. O Einstein Learning Center, acreditado pela Joint Comission International, pela American College of Radiology e pela College of American Pathologists, ganhou sede.
Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021, a instalação no bairro Morumbi tinha duas missões: abrigar os estudantes com segurança, e refletir o primor do ensino em sua estrutura, de forma tão visual quanto prática.
Parceira do Einstein há cerca de 20 anos, a Racional Engenharia, responsável pela pré-construção dos 43.356 mil m², escolheu por sua vez a Novatec como responsável pelo desenvolvimento de todos os serviços de instalações elétricas e hidráulicas.
SEGURANÇA E CONFIANÇA
À Novatec Instalações, o Centro Educacional confiou ainda todo o sistema de prevenção e combate a incêndio e transporte de gases medicinais em todo o empreendimento. Para a missão, a empresa, fundada há 13 anos, designou 90 de seus quase 500 colaboradores especializados à obra. Ricardo Wagner de Andrade Filho, diretor presidente da Novatec e engenheiro eletricista há três décadas, explica que alguns cuidados especiais foram tomados pela equipe desde o princípio. “Por se tratar de um empreendimento totalmente voltado ao segmento da saúde, todos os acabamentos receberão uma atenção especial, para evitar pontos onde possam haver acúmulo de sujeira e poeira, evitando-se assim focos de contaminação”.
SUSTENTABILIDADE RENTÁVEL
Já no que diz respeito à parte hidráulica do novo Centro, a Novatec instalará um sistema de tratamento de águas cinzas (provenientes de lavatórios dos sanitários) e de águas de chuvas para reaproveitamento em bacias sanitárias, mictórios e na irrigação, fazendo com que o consumo de água potável seja reduzido. Este sistema atende ao requisito do Leed, proporcionando maior sustentabilidade ao empreendimento. Já para o sistema de aquecimento, energia solar foi a solução visando economia de energia elétrica garantindo também maior sustentabilidade ao empreendimento.
“Sendo assim, buscamos neste projeto um grande apelo a sustentabilidade, tanto na questão energética quanto na hidráulica”, ressalta Ricardo Wagner.
Especializada em obras de grande porte, a Novatec tem em seu portfólio Shoppings Centers, indústrias, galpões logísticos, hotéis, complexos comerciais, e cada vez mais hospitais. “Somos especialistas em sistemas elétricos de potência e em transporte de fluidos.”
EQUIPE INTEGRADA
Com foco na otimização de custos e em entregar ao cliente o produto adquirido com a maior precisão possível, o time multidisciplinar da empresa também trabalha efetivamente nas áreas de automação, controle de acesso, detecção de incêndio e circuito fechado de tv. Apenas em 2019, a Novatec realizou obras que somam 150 mil m² em galpões logísticos; as expectativas para 2020 calculam, ao menos, 200 mil m² a mais.
Apesar dos bons resultados, e da forte atuação no segmento hospitalar e alimentício, o diretor espera uma melhoria significativa na economia em relação ao parque industrial e logístico. Por hora, fazem parte da agenda de entregas da Novatec, além do Centro de Educação, o Empreendimento Parque da Cidade (gleba B), com 235 mil m² de área construída, divididos em três torres corporativas, o Empreendimento Faria Lima Plaza, que ocupa o último terreno vazio do Largo da Batata e, com aproximadamente 90 mil m² de área construída, deverá se tornar um dos ícones da arquitetura paulistana. Estamos entregando também o complexo logístico GLP Jundiaí III, com 2 galpões de aproximadamente 42 mil m² cada um.
Fonte: Revista HealthARQ, Ano 11, Edição 32, 2020 – Grupo Mídia